17 de mai. de 2011

#diamundialdainternet

     
     O Dia Internacional da Internet foi estabelecido pela ONU através de um decreto assinado em 19 de janeiro de 2006, em Madri, diante a importância deste media na sociedade contemporânea. Falar que a Internet é importante ainda é algo muito pequeno diante dos milhões de possibilidades que esta ferramenta agrega e nos oferece quase que gratuitamente.

     Obviamente não podemos afirmar se já possuímos conhecimentos bastantes para usar a rede mundial de computadores da melhor maneira. Para mim, que sutilmente estudo essa “nova” mídia, por exemplo, será o último o dia em que sentir que faço da Internet o uso desejado. Novas comunidades virtuais, fontes de conhecimento, diversão, prestação de serviço, dentre outras, esperam à toa o dia em que sejam descobertas. Este humilde blog, por exemplo, é só mais um diante de milhões espalhados mundo a fora. Até o dia em que sejam descobertos esses textos e elas façam sentido para a vida de meia dúzia de indivíduos. Mas a função deste espaço é fazer sentido imediato, portanto deixemos estas discussões um pouco à margem.

     A Internet “chega chegando”, um perigo na era onde a desinformação pode levar à ruína. Talvez um agente “libertador” como a rede seja capaz de levar ao declínio da sociedade. Quantas pessoas que conhecemos já deixaram uma vez de conferir uma boa balada, com música real, pessoas reais para se deleitar em madrugadas de relações virtuais.

     “Todo mundo na Internet é modelo”. Aí está outra forte característica que nos revela a incapacidade de utilizar esse oceano. O mundo da imagem nos arremata sempre mais e já somos capazes de exercer a democracia dos ícones. Uma margem considerável de internautas, espalhados, decide quem deve sobreviver ou morrer nesta guerra virtual.



     Ao mesmo tempo tanta violência se torna sinônimo de conservadorismo. A emancipação de temas polêmicos, que sempre transitaram na mente da sociedade e, que na maioria das vezes emitem o senso preconceituoso e discriminatório são revelados, porém não estamos seguros na hora de decidir o que é verdade ou mera brincadeira.

     A sociedade em rede vive de “stand-ups comedy” e corpos saudáveis, a não ser que o ridículo seja tão avassalador que contamine como um “vírus” a forma de agir de todos.

     Na Internet pregamos e recebemos peças de todo o jeito. Vide as “Tchecas no Brasil” do Pânico na TV! Uma grande farsa disfarçada de campanha de Markenting.

     O que me acalenta neste dia é que ainda há uma minoria disposta a usar a Internet para fazer a massa pensar. Por isso neste momento desejo que você possa fazer uma breve análise a respeito do seu uso do mundo em rede. Suas comunidades virtuais, seus sites de relacionamento e, até mesmo, o jornal on-line que você mais acessa (pode ser até o Ego). Ele diz mais da sua personalidade do que você imagina. Por fim, só um conselho, não coloque todos os vídeos que você produz, caro cineasta, no Youtube. Você pode sim virar atração do Programa da Eliana, como a “Menina-Arroto”, o “Homem da Rosquinha” e a “Carreta Furacão”.

     Nosso mundo, este sim, sempre será maior do que imaginamos.

#nosTrending

@lima_dougglas Douglas Lacerda 
#diamundialdainternet Parabéns a ela.. que salvou meus trabalhos acadêmicos! kkkkk

@FradeEliana Eliana Frade 
No #diamundialdainternet os sistemas deveriam ficar fora do ar, kkkkk

@vivianemeireles Viviane Meireles 
o que eu detesto na internet é que a gente nunca tem certeza de que estamos conversando com quem achamos que estamos#diamundialdainternet

@mdalponte Mirna Dalponte 
no #diamundialdainternet farei algo que faço desde os últimos 8 anos da minha vida: ficar na internet.

@thalitacostaaa Thalita Costa 
#DiaMundialdaInternet Eu namoro por WebCam,brigo por Skype,mando recadinho por DM e nossa CONEXÃO continua,mesmo à distância

Nenhum comentário:

Postar um comentário