21 de mai. de 2011

#fimdomundofail

    
     “Anunciaram e garantiram que o mundo ia se acabar”, e era hoje. 

     Assim como os versos da canção muito bem interpretada pela “pequena notável” Carmem Miranda, mais uma profecia do fim dos tempos teria a data de 21 de maio de 2011 para acontecer. Mas até agora, nada. Como bom jornalista que pretendo ser, esperei até agora qualquer evento fantástico para poder descrever em detalhes a hecatombe. Porém, tudo muito normal, resolvi logo escrever o texto, pois pretendo ainda curtir a noite de sábado.

     Desta vez o autor da profecia foi um apresentador de rádio e televisão norte-americano, de nome Harold Camping. Segundo a teoria, baseada em datas bíblicas, a partir das 6h deste sábado começaria o “arrebatamento” mais famoso do mundo, o Apocalipse. O processo seria encerrado no dia 21 de outubro, quando o planeta seria envolto em chamas. Camping já havia antecipado em primeira mão a volta de Jesus em setembro de 1994.

     A profecia entra num hall de especulações sobre o final dos tempos, que vem acompanhando a humanidade há um bom tempo. Uma das primeiras a ganhar comoção popular foi feita pelo também norte-americano William Miller em 1840. Ele afirmou que o mundo chegaria ao fim e que Cristo também retornaria após um grande incêndio entre 1843 a 1844. O planeta não acabou e da teoria a única coisa concreta que surgiu foi a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

     Mais um estadunidense garantiu o fim do mundo para 1977. Porém, nem ele, William Branham, sobreviveu para ver a história (ou o fim dela), pois morreu em 1965.

Este é Harold Camping e, ao seu lado, mais ou menos o que ele previu para o programa de hoje

     As profecias de Nostradamus também sugeriram o fim do mundo em 1999. Desta ocasião me lembro com muita exatidão. Recordo de estar junto a amigos na véspera do dia 11 de agosto, olhando para o céu, aguardando sinais deste dia melancólico. Mas ainda estaria com a cabeça voltada para cima, porque nada aconteceu.

     Outras profecias como o Bug do Milênio, quando todos os computadores deixariam de funcionar na virada do século, chegaram a dar um tom ameaçador sobre a nossa existência. E essa onda deve continuar. Já em 2012 esperamos a tão famosa profecia do calendário Maia, que afirma que 21 de dezembro será o último dia, já que o calendário daquele povo, considerado um dos mais bem sucedidos dos povos antigos, marcaria sua última página.

     Alguns apostam na teoria de 2012, tendo como motivador do final dos tempos um planeta apelidado “Nibiru”, que estaria em rota de colisão com a Terra.

     Enquanto as especulações nos enchem de expectativa e medo, as pessoas se manifestam de diversas maneiras na rede social. Chamam a atenção relatos como: “1994, 1999, 2000, 2011... eu sobrevivi!”. Muito engraçado!

     Mas o que ninguém ainda perguntou é por que tais histórias continuam a ser proferidas e ganham tanto gosto popular. O agendamento da mídia contribui com o medo e, também, com a desinformação. Perceber o quanto tal assunto gera audiência só confirma a superficialidade da discussão. Os reais eventos que podem acarretar o fim da nossa espécie são bem mais palpáveis que os absurdos proféticos ditos até hoje. Por exemplo, os alimentos serão raros em 2050, visto que existirão mais de 9 bilhões de homens na Terra e muitos, a maioria pobres, terá que incluir insetos em sua alimentação. A água potável está no fim e grandes cidades, como Nova Iorque e Rio de Janeiro serão submersas com o derretimento das calotas polares. Enchentes, terremotos ainda mais cruéis, tsunamis, ondas de calor já são assuntos comuns nos noticiários. Ou seja, não é preciso ter dotes excepcionais para prever quão cruel será o fim da vida.

     Por enquanto, chegamos ao fim de mais um desses dias apocalípticos, aonde dezenas de filmes hollywoodianos nos vêm à mente. Mas e daí? Já passou. Nenhuma onda me atingiu e meus dedos continuam firmes relatando o que há de mais comentado no mundo. A vida permanece. Pelo menos até aparecer uma nova e assombrosa profecia.

#nosTrending

@ItsMari___ livin' in hot mess. 
#fimdomundofail valeu idiotas que ficaram enfiando merda na cabeça das pessoas, e não conseguiram nada. Parabéns!

@vanessarbessa Vanessa Bessa 
o mundo não acabou, agr vou ter que estudar pro meu osce de neurologa #fimdomundofail

@nannyxavier Rhαiααne 
o unico problema de o mundo nao ter acabado, fui que eu nao pude filmar pra por no youtube #FIMDOMUNDOFAIL

@Rana_sousa Ҩ Rαпα Sousα 
Por problemas técnicos, não houve o fim do mundo. Quem sabe em 2012. #fimdomundofail

@DanSnurf |) /-\ |\| 
O Brasil não tem suporte nem pra copa de 2014, quem dirá pra um evento grande como o fim do mundo. #fimdomundofail

Nenhum comentário:

Postar um comentário