28 de mai. de 2011

#tweetumlivro


     Ler, ler, ler. Este, sem sombra, é meu verbo favorito. Ler de noite, de dia, dentro do banheiro, dentro de uma rede, no sofá, na cama, em parceria, em debate, na biblioteca, no ônibus, puxa quantas formas, quantos métidos. E a essência? Onde mora a alma da leitura? Nos cadernos, dicionários ou na existência?

     Os leitores estão por toda parte. Eles confabulam, se expressam, ditam ordens, dão conselhos. Mas que legado deixam? Será que vemos os livros em suas áureas? No fundo dos seus olhos?

     Quando me deparei com o sintagma #tweetumlivro confesso que tive a cabeça embaralhada por abelhas procriadoras de inquetações. Estas não me largam mesmo. São tantos livros para Twittar, refleti de um lado, mas qual escolher? Qual encarnou a personalidade de meu irmão?



     Livros nos acompanham desde o dia do nascimento, os registros de natalício e batismo são a grande prova. Os manuais e revistas para o bebê moderno. As bulas de remédio durante as cólicas e febres ao nascer dos dentes. A cartilha do ABC. A tabuada. Aquele livro de português da Tia Socorro. "O Mistério de Feiurinha", "Poliana Moça", "É Proibido Ser Diferente", "Açúcar Amargo", "Éramos Seis". As obras do vestibular, "Fogo Morto", "São Bernardo", "Moleque Ricardo", "Cante Lá Que Eu Canto Cá". O queridinho dos queridinhos "Capitães de Areia". Os amigos da estante "Harry Potter", Clarice, "Mad Maria". Os dicionários e os livros técnicos, "Teorias da Comunicação", "Cibercultura", dentre tantos. Poxa, a vida é mesmo feita de livros. E uma de suas razões e propósitos é morrer com a fonte do conhecimento nas mãos.

      Quero morrer. E ao invés de mãos cruzadas no peito quero um livro aberto postado com as mais importantes linhas da minha vida.

     Portanto, twittem um livro e, principalmente, absorvam a sensação de que ele é o tijolo da sua subjetividade.

         Uma das certezas da vida é que ainda terei muita coisa para ler.

#nosTrending

@rafinhalira Rafaelly Lira 
#tweetumlivro Cem Anos de Solidão

@sam_freire Sam Freire 
o primeiro livro que li inteiro, simplesmente amei e reli várias vezes "Depois daquela viagem" de Valeria Polizzi #tweetumlivro 

@glicialima Glícia Teixeira 
Eita! Aqui só dá o #PequenoPríncipe !! #Twitteumlivro !!

@zesdovale Moisés do Vale Souza 
O Pequeno Príncipe! Sempre! #tweetumlivro

@jbonjoyce Joyce Feitosa 
#tweetumlivro Dom Casmurro #LiteraturaBrasileira

@JacqueDantas Jacqueline Dantas 
O meu último livro foi "Bonequinha de Luxo" de Truman Capote #tweetumlivro


Nenhum comentário:

Postar um comentário