Se não é o futebol a alegria do povo? Um domingo repleto de graça e consagração para alguns clubes encerrou o primeiro terço de temporada do esporte mais popular no Brasil. Alguns dos mais esperados campeonatos estaduais foram decididos em partidas eletrizantes, mas o sabor de levantar a taça coube a seletas torcidas.
As faixas entregues neste dia 15 se referem aos campeonatos criados para conter a necessidade do povo deste país de ver a bola rolar. Devido às longas distâncias geográficas as unidades federativas organizaram torneios com times locais que duram de 3 a 4 meses. Tal disputa foi responsável pela criação dos grandes clássicos regionais, alguns tão famosos que viraram entidades culturais do Brasil como Fla-Flu, Ba-Vi, San-São, Atle-Tiba, Gre-Nal e até o Clássico Rei entre o Ceará e o Fortaleza.
O campeonato estadual mais antigo é o paulista, que em 1902 sagrou o extinto São Paulo Athletic como campeão. Hoje tal título caiu pela 19ª vez nas mãos do Santos, time que consagrou Pelé. O placar de 2 a 1 sobre o Corinthians (com gols de Arouca e Neymar) fez com que o clube realizasse o mesmo feito do ano anterior.
Em 1905 surgiu o campeonato baiano. O primeiro vencedor foi o Clube Internacional de Cricket, que foi extinto antes mesmo da profissionalização do esporte. O novato Bahia de Feira de Santana, que numa virada sensacional sobre o temeroso Vitória por 2 a 1, no Barradão, conseguiu seu primeiro título.
Um ano depois, em 1906, nasceu o campeonato do Distrito Federal. Nada de Brasiliense ou Gama. No início do século o DF era a cidade do Rio de Janeiro, portanto este ano marca o início do carioca. O Fluminense conquistou o primeiro de 30 títulos estaduais. Em 2011 o Flamengo, de Ronaldinho Gaúcho, intitulado “bonde sem freio”, pelo tempo de invencibilidade, levou o caneco vencendo os dois turnos da competição. Até hoje, o time da Gávea já conseguiu 32 títulos.
![]() |
Campeões de 2011 |
1915 foi ano de criação de muitos campeonatos e campeões. O ano coroou no Ceará, o Ceará, atual campeão e dono de 40 campeonatos (um dos clubes com maior número no Brasil); em Minas Gerais, o Atlético-MG, que também venceu 40 vezes, mas em 2011 perdeu para o rival Cruzeiro por 2 a 0, este último 35 vezes campeão; e em Pernambuco, o Flamengo (xará do carioca), time extinto que teve o posto substituído em 2011 pelo Santa Cruz, quebrando a hegemonia do Sport e garantindo seu 25º título.
O campeonato do time mais vencedor em 2011 foi criado em 1916 e, justamente, o Coritiba foi seu primeiro campeão. O clube se sagrou mais uma vez campeão neste ano somando seu 35º título estadual.
No ano de 1919 foi criado o campeonato gaúcho que porta uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro entre Grêmio (36 títulos) e Internacional (40 títulos), sendo que o Colorado levantou a última taça neste domingo após uma vitória, nos pênaltis, sobre o arquirrival.
Em Santa Catarina a bola só rolou em 1924, tendo o Avaí como primeiro campeão. Neste domingo a faixa de campeão passou pela quarta vez para o interiorano Chapecoense. O último campeão deste domingo vem de um campeonato criado apenas em 1944, e foi justamente o Atlético-GO o primeiro campeão goiano. Com a vitória de hoje o clube soma 12 conquistas.
O último estadual a ser criado foi o campeonato tocantinense, e sagrou em 1993 o Tocantinópolis como primeiro campeão. Com duas rodadas de antecedência o Gurupi e o Interporto decidirão o título de 2011 em datas a serem marcadas.
Diversos craques e histórias nasceram junto dos campeonatos estaduais brasileiros, mas este disputa que é tão tradicional e aguardada sofre muito com a falta de holofotes e a estranha aproximação da “baixa qualidade”, visto que grandes clubes de futebol brasileiros enfrentam times semi-amadores sofrendo, às vezes, reveses vergonhosos. Para muitos atletas e torcedores a graça é jogar a Libertadores e, no mínimo, ser campeão da Copa do Brasil. Falta investimento, coordenação, coerência, apoio político e participação popular. Tais fatores reunidos poderão acarretar o final definitivo destas disputas nos principais centros de desenvolvimento esportivo do Brasil. Poderemos, quem sabe, aderir a um calendário europeu e estarmos atrelados aos belos campos e salários, mas a pouca emoção das partidas.
Diante de tudo, sobrarão sempre boas histórias de meninos que mudaram sua realidade local por meio de um instrumento sem vértices: a bola. Virá o Campeonato Brasileiro com boas doses de Trending Topics. É ou não é a alegria do povo?
#nosTrending
@raisazul Raisa Guglielmi
agora vou dormir feliz! #cruzeirocampeao nos TT's x)))))
@offspringer Roger Santos
♫ ERA UM TIME MUITO ENGRAÇADO, NÃO TINHA HISTÓRIA, NÃO TINHA ESTÁDIO, LIBERTADORES NÃO TINHA NÃO E AGORA NEM PAULISTÃO ♪ #centenada
@mauriciotrilha Mauricio Trilha
Pouco me importa o resultado do Gre-Nal - Me interessa mais a lista de dispensas. Os dois times estão péssimos. Direções, vamos trabalhar?
@inatan_natii Natani
Agora quem dá bola é o SANTOS. Santos é o novo campeão. Glorioso alvinegro praiano campeão absoluto deste ano...SANTOS! SANTOS! GOOOOL!
@meuamigorafael Rafael Damascena
Vou durmir, amanhã é o dia do vitória, Segunda (Bahia de) Feira! Boa noite a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário