23 de mai. de 2011

#AssinaElmano

     
     Gosto de ler textos sobre a Internet. Gosto tanto que decidi levar minha vida acadêmica totalmente focalizada neste assunto que intriga e fortalece a sociedade na contemporaneidade. Sim, fortalece. Coloco-me no hall dos positivistas das novas mídias, como o meu mestre Pierre Lévy. E é justamente Pierre, que na introdução de “Cibercultura” nos enche a imaginação com um chamado “segundo dilúvio”, que não tem data para acabar, tendo como força motriz o mar da informação. O pensador aponta que por meio das redes de comunicação nos colocamos num imenso universo de trocas de informação, cada qual em sua barca (não uma somente, como na representação bíblica), transportando e transmitindo conhecimento. Gerando e alimentando uma inteligência coletiva.

     Obviamente, se discute muito a “bobagem virtual”, justamente a perda de espaço na rede com dados que não representam consistência para a prática do saber, porém enchem de alegria os amantes deste sistema, pessoas engajadas em boas causas que usam inteligentemente a rede em prol da realização de ações de valor comunitário. E foi uma grata surpresa me deparar na tarde de hoje com a hashtag #AssinaElmano.

     A ideia partiu diante do dilema de uma mãe e a grave doença que acomete seu filho: o diabetes. @jeanemelo2 é uma publicitária piauiense e vive às voltas para adquirir os medicamentos necessários para seu filho Enzo. A distribuição do mesmo é feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas brechas na lei e a tremenda burocracia que acomete o país inteiro dificultam o processo. 

Enzo e Jeane


     Reparando a batalha que diversos cidadãos de Teresina enfrentam para garantir seu tratamento (o diabetes atinge 7,6 milhões de brasileiros e a previsão é de que este número aumente em 67%) o vereador Ferreira conseguiu aprovar na Câmara Municipal, uma lei para garantia dos direitos dos portadores da doença. O texto seguiu para as mãos do prefeito Elmano Ferrer e espera sua assinatura.

     Neste ponto surge a participação de @jeanemelo2 a partir de um apelo feito no Twitter. Ela pediu a compaixão de todos pela causa através da divulgação da hashtag #AssinaElmano. Em poucos minutos a campanha atingiu o topo dos assuntos mais comentados no Brasil e emocionou a autora da proposta. “Obrigada! Mil vezes obrigada! Pelo meu filho e pelo filho dos outros”, escreveu a publicitária. 

     Não é a primeira vez que mobilizações deste tipo acontecem nas redes sociais, algumas delas conseguem feitos de grande magnitude, desde a ajuda a vítimas de enchentes no Rio e no Nordeste até o processo de democratização dos países árabes, como o Egito. Quando Pierre afirmava que as redes de comunicação servem sim para uma aproximação das causas necessitadas de solução e uma forte ferramenta de mobilização humana talvez nem imaginasse o quanto instantâneos seriam os resultados.

     É gostoso ver esse tipo de atitude por parte dos brasileiros, usuários da Internet. Poder escrever um texto como este me faz acreditar ainda mais nas coisas que nos obrigam a desacreditar.

     #AssinaElmano

#nosTrending

@jeanemelo2 Jeane Melo 
gente, eu tô me tremendo toda. não sei se choro ou se escrevo #AssinaElmano

@JuuSalbego Juliana Ben Salbego 
Boa campanha! Ajuda aos diabéticos #AssinaElmano de uma vez!

@melangedetout Joana Darc 
#AssinaElmano em 1º nos TT's, já que o primeiro mesmo é promocional/pago, portanto não é ultrapassado!

@debinhaprado Débora Prado 
Pense num povo que tem força no twitter é esse povo do meu PI #AssinaElmano

@FranNetOo Neto 
O povo quando quer uma coisa, luta por isso. Vamos ver se dessa vez sai alguma coisa. #AssinaElmano

Um comentário:

  1. Entrei aqui só para agradecer! Estou tão anestesiada que não consigo nem escrever direito. Só sei digitar #AssinaElmano. Obrigada! @jeanemelo

    ResponderExcluir